Jogos e Brincadeiras para aula de Educação Física
A volta dos mortos-vivos
Disciplina: Educação Física
Ciclo: Ensino Fundamental - 1ª a 4ª
Assunto: Jogo motor tipo: Jogos
O jogo “A volta dos mortos-vivos” é uma adaptação do tradicional jogo da queimada que
promove uma participação mais ativa das crianças durante toda sua duração. Trabalha com
as habilidades de arremesso e recepção da bola e a capacidade de se esquivar de um arremesso.
O espaço ideal para esse jogo é uma quadra de voleibol, ou seja, um retângulo de 9 por18 metros ,
com uma linha central atravessando a lateral maior.
promove uma participação mais ativa das crianças durante toda sua duração. Trabalha com
as habilidades de arremesso e recepção da bola e a capacidade de se esquivar de um arremesso.
O espaço ideal para esse jogo é uma quadra de voleibol, ou seja, um retângulo de 9 por
com uma linha central atravessando a lateral maior.

O jogo é uma espécie de “contrário” da tradicional “queimada”.As crianças são divididas em duas
equipes, sendo que apenas duas de cada equipe começam o jogo dentro de seu próprio campo,
representando os “vivos”; enquanto as demais ficam no “cemitério”, que é ao redor do campo
adversário.
equipes, sendo que apenas duas de cada equipe começam o jogo dentro de seu próprio campo,
representando os “vivos”; enquanto as demais ficam no “cemitério”, que é ao redor do campo
adversário.
O objetivo dos jogadores que estão “mortos” é voltarem a ser “vivos”, o que acontece quando
“queimam” alguém da outra equipe. “Queimar” significa fazer com que a bola atinja o corpo do
colega e caia no chão logoem seguida.
“queimam” alguém da outra equipe. “Queimar” significa fazer com que a bola atinja o corpo do
colega e caia no chão logo
ele não é considerado queimado.
Os que estão “vivos” precisam ajudar os “mortos” da equipe a voltarem, passando a bola para
eles tentarem queimar os colegas da outra equipe. A primeira equipe em que todos os “mortos”
conseguirem voltar para seu campo é considerada vencedora. Ao término do jogo, o professor
promove uma discussão com os alunos sobre as diferenças entre o novo jogo vivenciado
e a queimada, nos aspectos que considerar mais relevantes, por exemplo, motivação,
cooperação nas equipes, dinamicidade, interação entre colegas com níveis de habilidade
diferenciados, entre outros.
0 comentários: