por: Fátima Vieira dos Santos

Como fazer sua criança aprender
O não Aprendizado da criança é um tema muito sério e importante, mas não complexo, basta o acompanhamento da família e o auxílio da escola.
Somente é possível averiguar o grau de não aprendizagem, quando a criança começa a ser alfabetizada. Antes deste período, é possível perceber problemas motores, visuais e sociais. Mas na época da alfabetização é possível averiguar o “porquê” da não compreensão do que está sendo ensinado.
Nada deve ser apregoado à criança , ou seja, nem os pais nem a escola podem criticar a criança. Vários passos devem ser seguidos para se chegar aonde se encontra o foco do não aprendizado do aluno.
São etapas simples, mas fundamentais para se chegar ao real diagnóstico. De início, a educadora em parceria com os pais devem alterar o método pedagógico, incentivar os pais para que auxiliem nas atividades de casa e num período pré-estabelecido pela educadora reavaliar o grau de aprendizado da criança.
Em caso positivo é necessário manter esse sistema pedagógico por um período maior até que a criança consiga se adaptar e com seus próprios esforços e autonomia consiga acompanhar e evoluir na sua aprendizagem.
Mas, quando essa alteração não surte efeito, está na hora de se procurar um profissional que é especializado na aprendizagem, ou seja, o profissional da Psicopedagogia.
Essa especialização surgiu como uma ferramenta de auxílio para a criança que não consegue aprender. Muito se fala em dificuldade, problema ou transtorno de aprendizagem, mas o que é isso?
Para os leigos essas nomenclaturas podem parecer a mesma coisa, mas para um profissional da Psicopedagogia há uma grande diferença. Quando uma criança não consegue aprender é porque existem fatores que impedem de assimilar:
- dificuldade de aprendizagem é quando fatores emocionais, de personalidade, ou de temperamento impedem a aprendizagem.
- problemas de aprendizagem é quando fatores pedagógicos do professor não conseguem facilitar a compreensão da criança.
- transtorno de aprendizagem é quando fatores genéticos e orgânicos impedem a assimilação do que se está aprendendo
- problemas de aprendizagem é quando fatores pedagógicos do professor não conseguem facilitar a compreensão da criança.
- transtorno de aprendizagem é quando fatores genéticos e orgânicos impedem a assimilação do que se está aprendendo
Todos esses três tipos podem ser diagnosticados juntos ou separados. Por isso que, definimos que os primeiros passos devem ser dados pela família e a escola, tentando definir se é uma dificuldade ou um problema de aprendizagem.
Quando um (a) psicopedagogo(a) é colocado (a) em frente a uma criança que não consegue aprender, muitos pontos são pesquisados: sua rotina, seu convívio com a família, sua relação social e estudantil na escola e por último uma análise através de testes, para diagnosticar o foco desse não aprendizado.
Nada é complexo, ou temeroso, é importante que isso se descubra com rapidez, para amenizar a preocupação dos pais e a frustração da criança.
Porque o não aprendizado prejudica principalmente a criança, não somente pelo não estudo, mas fere sua personalidade, e senão cuidado leva a criança ao fracasso escolar e consequente abando dos estudos.Buscar amenizar ou solucionar o não aprendizado de uma criança, é a tarefa mais bela da Psicopedagogia.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado
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