sexta-feira, 4 de outubro de 2013

PSICOPEDAGOGIA E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

By JARDINEIRO   Posted at  17:47   PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO No comments

por: Fátima Vieira dos Santos
Como fazer sua criança aprender
Como fazer sua criança aprender
O não Aprendizado da criança é um tema muito sério e importante, mas não complexo, basta  o acompanhamento da família  e o auxílio  da escola.
Somente é possível averiguar o grau de não aprendizagem, quando a criança começa a ser alfabetizada. Antes deste período, é possível perceber problemas motores, visuais e sociais.  Mas na época da alfabetização é possível averiguar o “porquê” da não  compreensão  do que está sendo ensinado.
Nada deve ser apregoado à criança , ou seja, nem os pais  nem a escola podem criticar a criança. Vários passos devem ser seguidos para se chegar aonde se encontra o foco do não aprendizado do aluno.
São etapas simples, mas fundamentais para se chegar ao real diagnóstico. De início, a educadora em parceria com os pais devem alterar o método pedagógico, incentivar  os pais para que  auxiliem nas atividades de casa e num período pré-estabelecido pela educadora reavaliar o grau de aprendizado da criança.
Em caso positivo é necessário manter esse sistema pedagógico por um período maior até que a criança consiga se adaptar e com seus próprios esforços e autonomia consiga  acompanhar e evoluir na sua aprendizagem.
Mas, quando essa  alteração não surte efeito, está na hora de se procurar um profissional que é especializado na aprendizagem, ou seja, o profissional  da Psicopedagogia.
Essa especialização surgiu como uma ferramenta de auxílio para a criança que não consegue aprender. Muito se fala em dificuldade, problema ou transtorno de aprendizagem, mas o que é isso?
Para os leigos essas nomenclaturas podem parecer a mesma coisa, mas para um profissional da Psicopedagogia há uma grande diferença. Quando uma criança não consegue aprender é porque existem fatores que impedem de assimilar:
- dificuldade de aprendizagem é quando fatores emocionais, de personalidade, ou de temperamento impedem a aprendizagem.
- problemas de aprendizagem é quando fatores pedagógicos do professor não conseguem facilitar a  compreensão da criança.
- transtorno de aprendizagem é quando  fatores genéticos e orgânicos  impedem a assimilação do que se está aprendendo
 Todos esses três tipos podem ser diagnosticados juntos ou separados. Por isso que, definimos que os primeiros passos devem ser dados pela família e a escola, tentando definir se é uma dificuldade ou um problema de aprendizagem.
Quando um (a) psicopedagogo(a)  é colocado (a) em frente a uma criança que não consegue aprender, muitos pontos são pesquisados: sua rotina, seu convívio com a família, sua relação social e estudantil na escola e por último uma análise através de testes, para diagnosticar o foco desse não aprendizado.
Nada é complexo, ou temeroso, é importante que isso se descubra com rapidez, para amenizar a preocupação dos pais e a frustração da criança.
Porque o não aprendizado prejudica principalmente a criança, não somente pelo não estudo, mas fere sua personalidade, e  senão cuidado leva a criança ao fracasso escolar e consequente abando dos estudos.Buscar amenizar ou solucionar o não aprendizado de uma criança, é a tarefa  mais  bela da  Psicopedagogia. 


Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/40942/psicopedagogia-e-as-dificuldades-de-aprendizagem#ixzz2gnusezh0

Nota sobre o autor

Jardineiro é blogueiro e autor do blog saber pragmatico. É graduado em Pedagogia e Gestão pública (IFPR)e pós-graduado em políticas públicas pelo IFPR.

0 comentários:

Arquivos

Voltar ao topo ↑
Receba artigos


counters
© 2013 Saber pragmático. SP s Azbrasil
Azbrasil templates. PEDAGOGOS DEZ Azbrasil.