Terra! Planeta Água
A água é um elemento vital para a vida de todas as espécies terrestres. Manter sua disponibilidade e, sobretudo, sua qualidade, tornou-se um dos principais temas ambientais e da proposta de sustentabilidade. Mediante esse contexto, aborde-o em sala de aula de forma atrativa, tendo por objetivo promover a conscientização dos estudantes.
Inicie a aula realizando os seguintes questionamentos: De onde vem a água? Como ela pode ser encontrada na natureza? Qual a sua importância? Ela está presente em quais atividades ligadas ao cotidiano? Quais as possíveis atitudes para economizar a água? Conforme as respostas apresentadas, direcione o conteúdo abordado.
É importante esclarecer sobre a disponibilidade de água doce no planeta, realizando a conscientização sobre a necessidade de preservar esse recurso natural. Elucide sobre a utilização da água nas atividades comuns (ingestão, higiene pessoal, limpeza de ambientes e objetos, entre outras utilidades) e nas atividades indústrias e agrícolas. Essa abordagem irá promover a concepção sobre a importância da água em todas as tarefas que realizamos.
Em seguida, explore a canção “Planeta Água” do compositor e cantor Guilherme Arantes.
“Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...
Águas escuras dos rios
Que levam
A fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...
Águas que caem das pedras
No véu das cascatas
Ronco de trovão
E depois dormem tranquilas
No leito dos lagos
No leito dos lagos...
Água dos igarapés
Onde Iara, a mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão...
Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris
Sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes, são lágrimas
Na inundação...
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...
Águas escuras dos rios
Que levam
A fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...
Águas que caem das pedras
No véu das cascatas
Ronco de trovão
E depois dormem tranquilas
No leito dos lagos
No leito dos lagos...
Água dos igarapés
Onde Iara, a mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão...
Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris
Sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes, são lágrimas
Na inundação...
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água... (2x)
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água... (2x)
Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...
Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...
Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água... (2x)
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água... (2x)
Por meio da análise feita acerca da canção, é possível realizar uma série de atividades. Explique, utilizando-se de uma parte da canção (“... Água que o sol evapora; Pro céu vai embora; Virar nuvens de algodão...”), sobre o ciclo da água. Solicite a realização de um desenho com base na música trabalhada, além de apoiar-se nas ideias apresentadas pela letra com vistas a promover a preservação e a qualidade da água no planeta. É primordial que durante a abordagem do trabalho, ocorra a conscientização ambiental, e não somente a apresentação dos problemas relacionados à falta desta.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Graduado em Geografia
0 comentários: