sábado, 12 de outubro de 2013

A utilização de mapas no ensino de Geografia

By JARDINEIRO   Posted at  11:19   GEOGRAFIA No comments



Os mapas sempre contribuíram para a orientação dos homens.
A incidência de casos de analfabetismo geográfico é facilmente notada, isso quer dizer que muitas pessoas não sabem se orientar, não tem noção das direções leste, oeste, norte e sul, além disso, não conseguem situar-se em nível regional ou global.

Esse problema está ligado especificamente à Geografia, uma vez que essa ciência é a que mais usa a cartografia e deve oferecer possibilidades de aprendizagem no estudo de mapas. Cartografia é uma ferramenta freqüentemente usada na Geografia, é de grande valia no estudo de diversos temas, tais como vegetação, clima, relevo ou qualquer assunto relacionado às questões ambientais, além de abordar a realidade humana com todas as suas relações.

A partir da observação de mapas é possível instituir comparações, conhecer dados e realidades inerentes a um determinado assunto, em um mapa pode ser desenvolvida uma leitura ou a interpretação dos dados contidos no mesmo, extraindo localização, escala, fonte, legenda, o que possibilita a estruturação de um conceito abrangente sobre um tema.

O uso do mapa deve fazer parte de todas as aulas de Geografia, para que assim o aluno tenha contato diário com a cartografia e suas produções. O aprendizado nesse contexto pode ter início ainda nas primeiras séries de estudo, logicamente com uma abordagem coerente com a idade promovida através de jogos e brincadeiras.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Nota sobre o autor

Jardineiro é blogueiro e autor do blog saber pragmatico. É graduado em Pedagogia e Gestão pública (IFPR)e pós-graduado em políticas públicas pelo IFPR.

0 comentários:

Arquivos

Voltar ao topo ↑
Receba artigos


counters
© 2013 Saber pragmático. SP s Azbrasil
Azbrasil templates. PEDAGOGOS DEZ Azbrasil.