A memorização é indispensável para o estudo da Geografia.
Toda ciência passa por evoluções. A Geografia não é diferente, ao longo das décadas, passou por diversas transformações quanto às suas estratégias de ensino; muitas delas (como a praticada nos anos 30) foram descartadas ou desvalorizadas, sendo tratadas como arcaicas. É bom lembrar que nem sempre isso é verdade, uma vez que muitas delas são de grande valia para o aprendizado. A seguir, alguns mitos sobre o ensino da Geografia:
- Muitos afirmam que a Geografia se limita a aparecer em livros didáticos, informação totalmente equivocada, uma vez que é possível identificar a disciplina nos noticiários e nos programas da televisão, documentários, filmes, entre muitos outros. O professor deve ressaltar que a todo o momento se faz Geografia, mesmo que os alunos não percebam isso.
- Deve-se evitar a realização de atividades de mapas de contorno. Por se tratar de algo mecânico, esse tipo de trabalho não é muito recomendável. Porém, é preciso que os alunos tenham conhecimento acerca dos Estados, países, continentes, e de seus respectivos contornos. O ideal é a construção gradativa do conhecimento acerca da cartografia. Tal construção pode ser realizada por meio de aulas desenvolvidas sempre aliadas ao uso de mapas, dessa forma o aluno vai se familiarizando com a localização e a orientação de continentes, países, regiões, Estados, entre outros.
- Para aprender Geografia não é preciso memorizar. Informação totalmente errada. A memorização é parte integrante do processo ensino-aprendizagem, além disso, é de grande relevância que os alunos saibam os nomes das capitais dos Estados, os nomes dos principais rios, etc.
- Muitos afirmam que a Geografia se limita a aparecer em livros didáticos, informação totalmente equivocada, uma vez que é possível identificar a disciplina nos noticiários e nos programas da televisão, documentários, filmes, entre muitos outros. O professor deve ressaltar que a todo o momento se faz Geografia, mesmo que os alunos não percebam isso.
- Deve-se evitar a realização de atividades de mapas de contorno. Por se tratar de algo mecânico, esse tipo de trabalho não é muito recomendável. Porém, é preciso que os alunos tenham conhecimento acerca dos Estados, países, continentes, e de seus respectivos contornos. O ideal é a construção gradativa do conhecimento acerca da cartografia. Tal construção pode ser realizada por meio de aulas desenvolvidas sempre aliadas ao uso de mapas, dessa forma o aluno vai se familiarizando com a localização e a orientação de continentes, países, regiões, Estados, entre outros.
- Para aprender Geografia não é preciso memorizar. Informação totalmente errada. A memorização é parte integrante do processo ensino-aprendizagem, além disso, é de grande relevância que os alunos saibam os nomes das capitais dos Estados, os nomes dos principais rios, etc.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Graduado em Geografia
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