segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Leitura de textos informativos e produção de um álbum digital

By JARDINEIRO   Posted at  15:51   Alfabetização No comments

A pesquisa e a leitura de textos informativos podem ser bons instrumento para a turma refletir sobre as práticas de leitura e escrita. Aproveite textos desse tipo para trabalhar a produção de textos orais com destino escrito

Lontras. Foto: Fernando Souza

Objetivos
- Ler e selecionar informações em textos informativos e antecipar os dados apresentados tomando como base as imagens
- Produzir textos com informações curiosas sobre animais selvagens, ditando-os para o professor
- Revisar aspectos discursivos para aprimorar os textos de forma coletiva
- Revisar aspectos relacionados ao sistema de escrita em interação com os colegas

Conteúdos
- Leitura de textos informativo-científicos
- Leitura de imagens
- Produção de texto oral com destino escrito
- Sistema alfabético de escrita

Anos
1º e 2º anos

Tempo estimado 
Três meses

Material necessário 
- Folhas pautadas
- Lápis grafite
- Computador
- Material para desenho (folhas, lápis de cor, canetas e gizes)
- Material para consulta (veja bibliografia ao final do plano)

Flexibilização para deficientes visuais
É possível apresentar textos de pesquisa com letras digitadas em fonte ampliada para auxiliar alunos com baixa visão. Grande parte da pesquisa é realizada em situações de leitura em voz alta, feita pelo professor, e de participação das crianças em conversas sobre o que descobriram nas leituras, o que viabiliza a participação de todos. No momento de produção do texto em duplas, quem tem deficiência visual dita suas ideias para o parceiro. Será necessário dispor uma máquina para escrever em braile para produção escrita e organizar um tempo maior para que realize a atividade.
Quer saber mais?Desenvolvimento 
1ª etapa 
Apresente imagens de animais selvagens e convide os alunos a explorar o que veem lançando perguntas como estas: "Que animais são estes?", "Onde vivem?" e "O que as imagens nos contam sobre eles?". É importante selecionar imagens que revelem informações relevantes sobre as espécies, como hábitat, hábitos sociais e alimentares e características físicas.

2ª etapa 
Elabore, com a ajuda dos alunos, uma lista com os nomes dos animais selvagens observados nas imagens e outros conhecidos por eles. Para isso, solicite que ditem enquanto você atua como escriba. Compartilhe com o grupo a intenção de realizar uma pesquisa para descobrir curiosidades sobre esses animais e de apresentá-las aos pais e colegas da escola, em forma de um álbum digital (arquivo de PowerPoint com imagens e textos que, transformado em um pdf, ganha um formato de álbum).

3ª etapa
Diante da lista feita anteriormente, escolha por meio de votação em sala quais serão os animais pesquisados. Organize uma nova lista e a exiba num local acessível da sala. Defina as duplas de trabalho para a pesquisa agrupando aqueles com hipóteses de escrita aproximadas para que possam ajudar-se mutuamente nas situações de produção escrita e revisão. Envie bilhetes para as famílias solicitando o envio de informações que possam enriquecer o trabalho. Complemente com outros materiais, sempre buscando os de boa qualidade.

4ª etapa 
Organize as crianças em roda e apresente uma enciclopédia de animais selvagens (leia as sugestões no item material necessário). Conte à classe que irá buscar curiosidades sobre um dos animais do estudo e mostre como se faz isso. Seja modelo dos procedimentos de pesquisa: busque e leia o sumário, identifique o item e o título relacionado ao tema da pesquisa, abra na página indicada, identifique-a com um marcador e inicie a leitura do texto.

5ª etapa
Disponha os materiais de pesquisa sobre as mesas da sala e solicite que as duplas os explorem e selecionem aqueles que podem ser úteis para a pesquisa, identificando os textos com um marcador de página. No fim, organize uma roda para que os alunos contem quais critérios foram usados para selecionar os livros.

6ª etapa 
Realize a leitura dos textos marcados por você e pelos estudantes. Antes de iniciar a leitura em voz alta, lembre a turma de que o propósito da pesquisa é descobrir curiosidades sobre os animais selvagens estudados. No fim da leitura, atue como escriba registrando as descobertas feitas e ditadas pela turma.

7ª etapa 
Conte que esse será o momento de encontrar mais informações curiosas sobre a pesquisa utilizando fotos e filmes (leia as sugestões no item material necessário). Assim como na etapa anterior, registre, no fim das apresentações, sendo o escriba das curiosidades apontadas.

8ª etapa 
Para repertoriar as crianças para o texto que irão produzir, leia textos no formato Você Sabia? (leia as sugestões no item material necessário), organizados em tópicos, e converse sobre suas características: são interessantes, inusitadas e apresentam dados que nem todos conhecem. Crie um espaço de exposição desses textos na sala e disponha-os com frequência para que todos se familiarizem com eles. Diga que nos momentos seguintes serão produzidos textos desse tipo para compartilhar as curiosidades descobertas sobre os animais.

9ª etapa
Forme duplas e reserve um tempo para que conversem e escolham qual é a curiosidade que querem compartilhar, sendo que uma deve ser diferente da outra. Depois, solicite que cada um elabore oralmente o seu Você Sabia? e registre esse texto para recordá-lo posteriormente. Recolha essas produções e utilize-as posteriormente para ajudar os alunos a lembrar do texto produzido e para que possam ditá-lo ao parceiro.

10ª etapa 
Peça que as duplas voltem a se reunir para a produção dos textos no caderno. Cada aluno deve dizer o próprio Você Sabia? para o parceiro, assim todos poderão ditar e escrever. Retome o registro dos textos produzidos oralmente e ajude todos a recordá-los quando necessário.

11ª etapa 
Em voz alta, leia os textos produzidos pelas duplas para que verifiquem se é necessário fazer alguma revisão com relação aos aspectos discursivos. Muito provavelmente, essa será uma das oportunidades em que a turma fará uma revisão de texto. Por isso, sua intervenção também será essencial para ajudar todos a usar e identificar as marcas de revisão, como um asterisco para inserir novas palavras ou um risco em uma palavra repetida ou inadequada.

12ª etapa 
Devolva os textos para que as duplas revisem os aspectos relacionados ao sistema de escrita. Combine que devem consultar a lista feita na 3ª etapa para verificar se escreveram os nomes dos animais da forma correta. Indique também que devem escrever da forma convencional Você Sabia? que inicia todos os textos. Oriente para que releiam o texto e verifiquem o que pode ser melhorado na escrita. Eles podem notar trocas ou omissões de letras e melhorar suas produções com a ajuda dos colegas. No entanto, nesse momento da escolaridade, não é esperado que escrevam de forma convencional. Por isso, as versões finais permanecerão da melhor forma como conseguem escrever no momento.

13ª etapa
Distribua as versões revisadas e peça que, em duplas, os alunos digitem os textos feitos no computador. Eles podem se revezar entre usar o teclado e verificar o que foi escrito. Ao final, peça que observem e releiam o produto digitado e decidam se há algo mais a ser melhorado no texto. Mais do que uma cópia, a passagem do texto em papel para o computador é um recurso potente para a revisão. Ao digitar, os alunos se atentam a trocas e omissões que não haviam observado antes e à aglutinação das palavras. É recorrente que um texto sem espaçamento gere um estranhamento, o que abre a possibilidade de discutir e orientar a sala para esse aspecto da revisão.

14ª etapa 
Distribua novamente os materiais de pesquisa para que os alunos possam se basear nas imagens e ilustrar o Você Sabia? criado. Explique que essa é uma ilustração em contexto de pesquisa e, por isso, o desenho precisa retratar uma informação real e objetiva. Digitalize as imagens e organize um documento utilizando o PowerPoint, juntando a ilustração aos respectivos textos. Em seguida, transforme o arquivo em PDF. Imprima-o ou projete em um telão compartilhando o produto com as famílias e com a comunidade escolar. Outra possibilidade é disponibilizar esses textos no mural da escola ou em um local com intensa circulação de pessoas. Para isso, discuta com os alunos sobre o tamanho das letras que serão colocadas no papel. Elas devem ser grandes o suficiente para garantir a leitura para quem está distante.

Avaliação 
Observe a atuação de cada um durante a produção e a revisão, assim como seu desempenho como quem dita e quem escreve. Compare a versão inicial e final dos textos e avalie se as modificações foram feitas para melhorá-los. É fundamental que os estudantes tenham realizado a revisão de palavras de uso frequente (o Você Sabia? e os nomes dos animais) e é esperado que discutam suas hipóteses de escrita, ainda que não escrevam convencionalmente. Com relação aos aspectos discursivos, é interessante que consigam perceber se seus textos comunicaram o que queriam e se estão claros para a compreensão do leitor.
LivrosO Reino Animal (Bernard de Wetter, 306 págs., Ed. Girassol, 11/4196-6699, 86 reais)
Planeta Animal (304 págs., Ed. Girassol, 11/4196-6699, 86 reais)
Enciclopédia Animal (Nathan Hamilton e Deborah Chancellor, 240 págs., Ed. Bicho Esperto, 47/3080-9800, 49,90 reais)
Disfarce Animal (Belinda Weber, 56 págs., Ed. Ciranda Cultural, 11/3761-9500, 12,90 reais)
O Atlas do Mundo Animal (Marie Greenwood, 33 págs., Ed. Publifolha, 11/3224-2186, 39,90 reais)
Você Sabia? Nomes Populares dos Animais da Fauna Brasileira de A a Z (Zuleika de Felice Murrie, 112 págs., Ed. Biruta, 11/ 3081-5739, 40 reais)

Filmes
Planeta Terra: os Animais e Suas Casas (BBC, 144 min, Log on Dvd, 19,90 reais)
Life: Vida Selvagem (David Attenborough, 480 min, Prisvideo, pris.pt 59,90 reais)

Nota sobre o autor

Jardineiro é blogueiro e autor do blog saber pragmatico. É graduado em Pedagogia e Gestão pública (IFPR)e pós-graduado em políticas públicas pelo IFPR.

0 comentários:

Arquivos

Voltar ao topo ↑
Receba artigos


counters
© 2013 Saber pragmático. SP s Azbrasil
Azbrasil templates. PEDAGOGOS DEZ Azbrasil.