sábado, 12 de outubro de 2013

Abordagem da Globalização

By JARDINEIRO   Posted at  11:20   GEOGRAFIA No comments

A globalização é um tema difícil de ser trabalhado com alunos em sala de aula. A canção 3ª do Plural, dos Engenheiros do Hawaii, é uma boa ferramenta metodológica para ensinar tal temática.


A música é uma poderosa ferramenta metodológica para se ensinar o conteúdo de Globalização
 
A música é uma poderosa ferramenta metodológica para se ensinar o conteúdo de Globalização
Um dos temas mais atuais da Geografia é o processo de Globalização. É um tema abrangente e complexo para se trabalhar em sala de aula. Entretanto, existem algumas formas de tentar aproximar essa temática ao cotidiano dos alunos e fazer com que eles compreendam esse conteúdo.
Um dos geógrafos mais importantes a tratar do tema foi Milton Santos. Em síntese, esse geógrafo afirma que a globalização tem 3 características básicas: a globalização como fábula, como perversidade, e por uma outra globalização. A primeira, como fábula, é a mais perceptível em nosso cotidiano, pois é a globalização que as empresas e os meios de comunicação fazem-nos ver.
Uma boa maneira de tentar elucidar essa problemática aos alunos é o uso de letras de música. Nesse caso, o uso da música 3ª do Plural, da banda Engenheiros do Hawaii. Ela ilustra bem as estratégias que as grandes corporações se utilizam para manter e controlar seus mercados e tornar a globalização, aos nossos olhos, uma fábula.
Para isso, é importante o professor distribuir a letra da música para cada aluno da turma e, em seguida, tocá-la.
Corrida pra vender cigarro
cigarro pra vender remédio
remédio pra curar a tosse
tossir, cuspir, jogar pra fora
corrida pra vender os carros
pneu, cerveja e gasolina
cabeça pra usar boné
e professar a fé de quem patrocina
Eles querem te vender, eles querem te comprar
querem te matar, de rir ... Querem te fazer chorar
quem são eles?
quem eles pensam que são?
Corrida contra o relógio
silicone contra a gravidade
dedo no gatilho, velocidade
quem mente antes diz a verdade
satisfação garantida
obsolescência programada
eles ganham a corrida antes mesmo da largada
Eles querem te vender, eles querem te comprar
querem te matar, à sede...eles querem te sedar
quem são eles?
quem eles pensam que são?
Vender... Comprar... Vedar os olhos
jogar a rede contra a parede
querem te deixar com sede
não querem nos deixar pensar
quem são eles?
quem eles pensam que são?
Depois desse momento, é importante que o professor debata com os alunos qual o sentido da música em relação ao tema, verificando primeiramente a percepção deles.  Questione aos alunos se eles conseguiram visualizar a mensagem que a canção quer passar. Se for o caso, destaque determinados trechos.
Alguns trechos da letra são importantes, como a primeira estrofe da canção. Pergunte se eles entendem o ciclo vicioso do comércio que as grandes corporações impõem. Destaque a parte da música que diz:Eles querem te vender... eles querem te comprar... Querem te matar a sede, eles querer te sedar... Indague aos alunos se tal frase faz sentido em suas vidas, destacando a ideia de que não há produtos para os consumidores, mas sim uma produção de consumidores para os produtos fabricados, característica esta intrínseca à globalização.
A música permite explorar várias características da globalização, como, por exemplo, a Indústria Cultural. Busque fazer isso ao máximo, destacando vários pontos.  Assim, ao final do conteúdo, o professor retoricamente poderá indagar aos alunos: Quem são eles? Quem eles pensam que são?

Por Régis Rodrigues
Graduado em Geografia

Nota sobre o autor

Jardineiro é blogueiro e autor do blog saber pragmatico. É graduado em Pedagogia e Gestão pública (IFPR)e pós-graduado em políticas públicas pelo IFPR.

0 comentários:

Arquivos

Voltar ao topo ↑
Receba artigos


counters
© 2013 Saber pragmático. SP s Azbrasil
Azbrasil templates. PEDAGOGOS DEZ Azbrasil.