A globalização é um tema difícil de ser trabalhado com alunos em sala de aula. A canção 3ª do Plural, dos Engenheiros do Hawaii, é uma boa ferramenta metodológica para ensinar tal temática.
A música é uma poderosa ferramenta metodológica para se ensinar o conteúdo de Globalização
Um dos temas mais atuais da Geografia é o processo de Globalização. É um tema abrangente e complexo para se trabalhar em sala de aula. Entretanto, existem algumas formas de tentar aproximar essa temática ao cotidiano dos alunos e fazer com que eles compreendam esse conteúdo.
Um dos geógrafos mais importantes a tratar do tema foi Milton Santos. Em síntese, esse geógrafo afirma que a globalização tem 3 características básicas: a globalização como fábula, como perversidade, e por uma outra globalização. A primeira, como fábula, é a mais perceptível em nosso cotidiano, pois é a globalização que as empresas e os meios de comunicação fazem-nos ver.
Uma boa maneira de tentar elucidar essa problemática aos alunos é o uso de letras de música. Nesse caso, o uso da música 3ª do Plural, da banda Engenheiros do Hawaii. Ela ilustra bem as estratégias que as grandes corporações se utilizam para manter e controlar seus mercados e tornar a globalização, aos nossos olhos, uma fábula.
Para isso, é importante o professor distribuir a letra da música para cada aluno da turma e, em seguida, tocá-la.
Corrida pra vender cigarro
cigarro pra vender remédio
remédio pra curar a tosse
tossir, cuspir, jogar pra fora
corrida pra vender os carros
pneu, cerveja e gasolina
cabeça pra usar boné
e professar a fé de quem patrocina
cigarro pra vender remédio
remédio pra curar a tosse
tossir, cuspir, jogar pra fora
corrida pra vender os carros
pneu, cerveja e gasolina
cabeça pra usar boné
e professar a fé de quem patrocina
Eles querem te vender, eles querem te comprar
querem te matar, de rir ... Querem te fazer chorar
quem são eles?
quem eles pensam que são?
querem te matar, de rir ... Querem te fazer chorar
quem são eles?
quem eles pensam que são?
Corrida contra o relógio
silicone contra a gravidade
dedo no gatilho, velocidade
quem mente antes diz a verdade
satisfação garantida
obsolescência programada
eles ganham a corrida antes mesmo da largada
silicone contra a gravidade
dedo no gatilho, velocidade
quem mente antes diz a verdade
satisfação garantida
obsolescência programada
eles ganham a corrida antes mesmo da largada
Eles querem te vender, eles querem te comprar
querem te matar, à sede...eles querem te sedar
quem são eles?
quem eles pensam que são?
querem te matar, à sede...eles querem te sedar
quem são eles?
quem eles pensam que são?
Vender... Comprar... Vedar os olhos
jogar a rede contra a parede
querem te deixar com sede
não querem nos deixar pensar
quem são eles?
quem eles pensam que são?
jogar a rede contra a parede
querem te deixar com sede
não querem nos deixar pensar
quem são eles?
quem eles pensam que são?
Depois desse momento, é importante que o professor debata com os alunos qual o sentido da música em relação ao tema, verificando primeiramente a percepção deles. Questione aos alunos se eles conseguiram visualizar a mensagem que a canção quer passar. Se for o caso, destaque determinados trechos.
Alguns trechos da letra são importantes, como a primeira estrofe da canção. Pergunte se eles entendem o ciclo vicioso do comércio que as grandes corporações impõem. Destaque a parte da música que diz:Eles querem te vender... eles querem te comprar... Querem te matar a sede, eles querer te sedar... Indague aos alunos se tal frase faz sentido em suas vidas, destacando a ideia de que não há produtos para os consumidores, mas sim uma produção de consumidores para os produtos fabricados, característica esta intrínseca à globalização.
A música permite explorar várias características da globalização, como, por exemplo, a Indústria Cultural. Busque fazer isso ao máximo, destacando vários pontos. Assim, ao final do conteúdo, o professor retoricamente poderá indagar aos alunos: Quem são eles? Quem eles pensam que são?
Por Régis Rodrigues
Graduado em Geografia
0 comentários: